quinta-feira, 29 de março de 2012

Filosofando sobre variabilidade e repetições

Conversa filosófica junto ao Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani.

Tema: Repetição

- Do ponto de vista matemático encontrar a resposta é ter resolvido
- Repetição como entendimento das variabilidades

- Dois fatores importantes: 
1. Casualização: fidedignidade
2. Repetição: Esequibilidade

Variabilidade: Afastamento em relação a um padrao (ex. Tomate, Arrumar namorada)
Deterministico: modelo do matemático
A repetição do experimento implica na variabilidade
Repetição é diferente de replica

Estudo de casos 1: Num experimento com bagres, foi tomada como unidade experimental apenas um pool, impossibilitando uma analise de variabilidade.

Média aparada: Quando temos uma amostra de 10 dados, aparamos essa amostra cortando, por exemplo, 2 valores mais baixos e 2 mais altos. Restando assim a média de 6 valores.

Estudo de casos 2: Experimento com leitões. Quando um leitão tem diarréia ou infecções tem de ser descartado do experimento. Tenho que pensar na escolha da amostra que a perda é equiprovável.
Quanto mais homogeneo for o material menor será o numero de repetições.

Artigo da Esalq: Subamostras como repetições
Somente as unidades experimentais são repetições legitimas
Variabilidade na prática é o desvio padrão
Erro amostral difere do erro experimental
Inferência usando o erro observado resulta em erros.

Inferir não é extrapolar: é o processo indutivo de raciocinio
processo de "do particular pensar no geral".
Ex. Exame de sangue

Testes de Hipóteses:
Antes do encontro o professor toma H0 como sendo verdadeiro
H0: Os alunos são os melhores. H1: Os alunos não são os melhores.
Erros: falso positivo e falso negativo

O número mais adequado de repetições (tamanho da amostra):
Cada experimento possui um número mais adequado de repetições.

É errado do ponto de vista de pesquisa ir com o dados coletados para fazer a analise, temos que homogenizar os dados.

Preciso para o tamanho amostral:
1. Qual o nível de confiança que quero nos resultados (95%)
2. O poder do teste (80% de significancia)
3. Qual a menor diferença que atribuo ao acaso (tamanho da diferença que quero detectar)
dms (menor diferença significante)
4. Uma noção da variabilidade (comportamento dos dados)
5. Experimento Piloto (pelo menos 3)

Ignorância: Igno (desconhecimento)

Anotações de Renan Mercuri Pinto
29.03.2012

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